Europa: construções megalíticas: - As primeiras construções megalíticas, da Europa Ocidental, localizam-se em Portugal, e datam de finais do VI milénio antes da nossa era. Espalharam-se desde a Península Ibérica até aos países nórdicos e norte de África. Na África Central, também se encontram testemunhos destas construções.
- Expansão das culturas agrícolas neolíticas para ocidente.
- Povoações lacustres na Suiça.
- Desde 4500 que se extrai e se trabalha o cobre na Sudeste europeu (cultura Vinca/Gumelnitsa.
- Agricultura no rio Amarelo: arroz, milho miúdo e domesticação do porco.
- Agricultura no Nilo: - No Egipto, tal como seu equivalente mesopotâmico, o rico solo de aluvião deixado pelas cheias do Nilo constituía um terreno fértil. Por volta de 3500 a. C., os excedentes agrícolas da região já alimentavam uma civilização dispersa com cerca de 870 mil habitantes, que desenvolvera ofícios especializados, um panteão de deuses e a arte de escrever com hieróglifos. Porém, ao contrário da Mesopotâmia, o Egipto era um país fechado. Ocupando o baixo vale do Nilo e confinado por desertos, tinha uma sociedade altamente estratificada segundo uma hierarquia onde figuravam, em ordem decrescente, os deuses, o rei ou faraó, os mortos e, por último, os vivos.
Suméria : - Berço de algumas das mais ricas civilizações humanas, a Mesopotâmia ..... se manteve mesmo após a desintegração do estado sumério e por isso pode-se, ... Os primeiros imigrantes chegaram à Mesopotâmia no quarto milénio a.C.
domingo, 1 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário